Wednesday, June 21, 2006

Tratamento gratuito para lipodistrofia

Ano passado, o governo federal informou que passaria a oferecer sem custo na rede pública de saúde a cirurgia plástica e o preenchimento facial para pessoas com aids que desenvolveram a lipodistrofia, um efeito colateral dos medicamentos que altera a distribuição de gordura no corpo. O problema, um efeito colateral desenvolvido por pacientes que fazem há muito tempo tratamento com anti-retrovirais, provoca um acúmulo excessivo de gordura em algumas partes do corpo, como abdome, e, ao mesmo tempo, pode levar a redução excessiva de gordura em outras regiões, como a face.
Um dos produtos utilizados para a correção estética (biomodulação) da lipodistrofia é o polimetilmetacrilato (PMMA), ou metacril, que é aplicado nas depressões para fazer a correção no volume da pele.
Entretanto, alguns pontos na portaria que autoriza o tratamento fez com que, até hoje, nenhuma cirurgia foi realizada até então. O texto faz exigências, como número de médicos e tipo de instalações, que nenhum centro do País, mesmo que bem montado, consegue atingir. O alerta sobre a difícil execução da portaria foi feito para o Ministério da Saúde tão logo ela foi editada. Em dezembro, depois de algumas reuniões, uma nova sugestão de texto para a portaria foi preparada por uma comissão.
Fonte:
Estadão
Assessoria de Comunicação
Clínica Plenus – 0800 600 8050
msn: clinicaplenus@hotmail.com

Wednesday, June 14, 2006

Cientistas testam remédio para ejaculação precoce


Um novo remédio para tratar a ejaculação precoce, que ainda está sendo testado, foi bem recebido por médicos que participam de um reunião da Associação Americana de Urologia no Estado do Texas. O remédio, a dapoxetina, pode prolongar a duração do ato sexual em até quatro vezes.
Especialistas acreditam que até um terço da população masculina pode estar sofrendo de ejaculação precoce.
Mas ainda deve demorar algum tempo até que o remédio chegue às prateleiras das farmácias.
Antidepressivo
A dapoxetina é quimicamente semelhante à família de antidepressivos chamada inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Esses tipos de antidepressivos são conhecidos por terem impacto sobre a ejaculação.
Os testes com a dapoxetina já envolveram 2.614 homens com idade entre 18 e 77 anos que têm ejaculação precoce e mantiveram relações monogâmicas por mais de seis meses. Os pacientes receberam doses de dapoxetina e placebos durante doze semanas. A dapoxetina triplicou o tempo de duração do ato sexual.
Os benefícios foram sentidos logo após tomada a primeira dose, e melhoraram durante o período de testes.
Tratamento psiquiátrico
O urologista da Universidade de Minnesota Jon Pryor, que liderou a pesquisa, disse que o "impacto que a ejaculação precoce pode ter sobre homens e suas parceiras pode ser devastador para uma relação e atualmente não um tratamento eficiente".
O médico Alan Whites, professor da Universidade Metropolitana de Leeds e presidente do Fórum da Saúde Masculina, também enfatizou a importância de tratamento psicológico para a ejaculação precoce, já que muitas vezes o problema é de ordem emocional.
A agência americana que regula alimentos e remédios já está avaliando um pedido de aprovação para a dapoxetina, desenvolvida pela empresa farmacêutica Ortho-McNeil, uma afiliada da Johnson & Johnson.
Um porta-voz da Ortho-McNeil disse que a empresa ainda não sabe se vai pedir autorização dos órgãos reguladores europeus para vender o remédio no continente.
Fonte: BBC Brasil
Assessoria de Comunicação
Clínica Plenus - 0800 600 8050