Wednesday, February 28, 2007

SEDUÇÃO PODE SER APRENDIDA

Você sabe seduzir? Esta pergunta bem que poderia estar nas revistas femininas acompanhada daqueles testes que tentam dar um perfil aproximado de quem os responde. Os testes são sempre curiosos, mas funcionam mais como diversão do que qualquer outra coisa. O fato é que, de uma forma ou de outra, toda pessoa pode ser sedutora. Você, eu, todos nós.

É verdade que alguns afortunados já nascem com o dom da sedução. Engana-se, porém, quem imagina que para ser sedutor é preciso ser, necessariamente, bonito ou bonita, ser rico ou famoso ou todas as alternativas anteriores.

Quantas vezes você já não ouviu algum amigo ou amiga dizer: nossa, como aquele cara tão feio namora mulheres tão lindas? Ou o contrário: como mulheres aparentemente sem atrativos físicos namoram homens bonitos?

O homem brasileiro, aficionado por bumbuns, tem entre suas musas a atriz Juliana Paes. Morena, lábios grossos, corpo torneado. Há os que preferem a modelo internacional Gisele Bündchen. Mas há também os que são malucos pela atendente da farmácia, pela caixa do supermercado, pela policial de trânsito. Ou, no caso feminino, os atores Brad Pitt, Rodrigo Santoro, o jogador Kaká, o motorista de táxi, o frentista do posto e tantos outros.

A sedução não é encontrada apenas no físico. Você encontra a sedução no jeito de olhar, na forma de andar, de sorrir, de falar, de se vestir, nas atitudes frente aos problemas. Enfim, há uma infinidade de ferramentas que todos podemos usar como arma de sedução. O poeta Vinicius de Moraes não era exatamente um homem bonito, mas tinha o poder de seduzir pelas palavras.

A verdade é que a sedução é imprescindível para os relacionamentos. Você talvez já tenha ouvido aquela frase: ‘‘depois que você está sentado no banco do ônibus, não é preciso correr mais atrás dele’’. Pois é. A frase é curiosa, mas não funciona nos relacionamentos. Aliás, muito pelo contrário. Na vida a dois, a acomodação é o melhor caminho para o fim da relação.

A sedução é importante para manter a vida a dois acesa. Um jantar diferente, flores, um convite para dançar, um telefonema com palavras carinhosas durante o dia, um pequeno presente. A sedução pode e deve ser aprendida.

Thursday, February 15, 2007

BUSCA PELA PERFEIÇÃO PODE PROVOCAR DOENÇAS

Todas as pessoas têm um ideal de beleza. Em uma época em que a imagem física ganhou destaque absoluto, com rígidos padrões de beleza, é difícil definir até onde o indivíduo pode ou não ir em busca de um ideal estético. Algumas pessoas imaginam que o ideal de beleza se configura na modelo brasileira Gisele Bundchen. Realmente ela é uma mulher muito bonita. Porém, ela mesma já disse em entrevistas que o seu nariz lhe trouxe muitas preocupações. Ela o considerava muito grande e imaginava que isso poderia atrapalhar quando fosse convidada para trabalhar.

Dias atrás a modelo brasileira Sheila de Almeida era o tema de uma enquete realizada pelo site Terra, que queria saber a opinião dos internautas sobre mulheres com seios grandes. Sheila é considerada a mulher que possui a maior prótese de silicone do Brasil. Ela tem 1,2 litros por mama. Aos 27 anos, Sheila mede 1,58m e pesa 56 quilos. A modelo já fez 14 cirurgias plásticas. A primeira prótese que colocou tinha 235 ml. A meta da modelo é colocar 2,5 litros em cada seio. Sem dúvida um exagero, que pode trazer problemas de saúde, como provocar dores na coluna e na cabeça.

A insatisfação de Sheila com o corpo não é tão incomum. Mais de 80 mil brasileiras colocaram próteses nas mamas nos últimos anos. O fato é que raras são as pessoas que estão inteiramente satisfeitas com o próprio corpo. Mas esta insatisfação não pode se transformar numa fonte de angústia. Isso é perigoso e pode se transformar em doença.

A dismorfofobia é um transtorno que tem como principal sintoma a preocupação excessiva por defeito corporal, real ou imaginário. Ela é reconhecida como doença que demanda atendimento médico pela Organização Mundial de Saúde. Esta síndrome tem como base os conflitos de auto-imagem (forma como a pessoa se enxerga física e emocionalmente). Sem o atendimento e tratamento adequados as conseqüências podem ser graves, variando de uma dificuldade moderada de socialização até a impossibilidade de desempenhar atividades importantes, como trabalho e relacionamentos pessoais. Não se deve desmerecer o problema nem confundi-lo como uma expressão de vaidade ou futilidade.

A partir do momento em que um problema psicológico ou real impede alguém de desempenhar atividades ditas normais o atendimento médico é plenamente justificado.

Wednesday, February 07, 2007

COLOCANDO PIMENTA NO RELACIONAMENTO

Há quanto tempo você não faz algo diferente para aquecer o seu relacionamento sexual? Há quanto tempo você não se insinua para o seu parceiro ou parceira? Não diz palavras de carinho? Não faz um programa diferente? O cansaço do dia-a-dia, as preocupações com o trabalho até podem, mas não devem ser usadas como desculpas. O relacionamento precisa ser apimentado um pouco de vez em quando para dar mais sabor à vida.

Em janeiro, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma grande convenção sobre produtos eróticos. Havia de tudo, de filmes para o público adulto até brinquedos eróticos de todos os tipos. Mais de 30 mil pessoas passaram pela convenção. Isso comprova a força deste mercado e também dá uma demonstração de que as pessoas estão querendo buscar novidades na arte de fazer amor.

Nas principais cidades do Brasil as lojas de sex shop deixaram os lugares escondidos nos fundos das galerias para se instalar nas grandes avenidas. Isso reflete a mudança de comportamento sexual que está ocorrendo. Além dos homens, as mulheres também estão frequentando mais essas lojas em busca de roupas, cremes e uma infindável variedade de produtos para aquecer o sexo e sair um pouco da rotina. Com a liberdade sexual conquistada pelas mulheres hoje, elas têm muito mais liberdade e consciência do que desejam e não se envergonham disso.

A experimentação é benéfica, principalmente, se o casal deixou a paixão arrefecer e a criatividade pegar no sono profundo. Casais que se gostam não devem permitir que o relacionamento sexual, que é uma parte essencial na vida a dois, seja colocado de lado com o tempo.

A fantasia e a criatividade são essenciais e abrem possibilidades para melhorar a relação. Mas muito mais importante do que roupas, brinquedinhos e fantasias é o respeito entre os dois. Por isso, antes de ligar as turbinas e colocar a criatividade em ação, lembre-se de que é preciso conversar com o parceiro, conhecer muito bem seus gostos para não errar na medida.

Nem sempre o que é ótimo para você será para ela, ou para ele. Para algumas pessoas um brinquedinho pode ser sensual e excitante, para outras não. Conversar é o melhor caminho. O prazer não deve ser egoísta, é preciso ser compartilhado.

Thursday, February 01, 2007

É ESSENCIAL SEPARAR E FICÇÃO DA REALIDADE

Ao ligar a TV, nossas casas são invadidas por uma infinidade de informações. Revistas e jornais nos trazem um panorama de todo o mundo. Algumas dessas informações são importantes, nos fazem refletir, ficamos sabendo como outras pessoas pensam, agem. Informações da tv são descartáveis e pouco ou nada contribuem para o nosso crescimento. No Brasil, onde o índice de leitura não é dos mais elevados, a televisão se transformou no principal difusor de informações. É também uma indutora de comportamento. A roupa usada por determinada atriz se transforma na roupa da moda. Algumas situações são inofensivas, outras, nem tanto.

Determinadas novelas e seriados, por exemplo, banalizam o comportamento sexual. Parece que há personagens que são criados apenas para transar e aquecer os índices de audiência. E não é raro que as cenas apelativas sejam veiculadas em horários inadequados.

No ano passado o Ministério Público ficou incomodado com as cenas de strip-tease da atriz Ana Paula Arósio para o ator Edson Celulari, na novela Páginas da Vida, e questionou a classificação da novela, para maiores de 14 anos.

A erotização desenfreada também atinge programas de TV por assinatura. Alguns seriados sobre o dia-a-dia de hospitais mostram médicos, enfermeiras e funcionários em constante tensão sexual. Fazem sexo no quarto do plantonista, no almoxarifado, nos quartos de pacientes. Enfim, insistem em mostrar uma conduta sexual que está longe da realidade.

O problema é que muitos desinformados acreditam que as situações vividas nesses programas fazem parte da normalidade do dia-a-dia das pessoas. Não percebem que é ficção. Não entendem que o sexo sem responsabilidade, em que todos ficam com todos o tempo todo, é uma exceção e não a regra do comportamento humano. A crença nessa realidade acaba por trazer frustração.

O sexo saudável é importante para o ser humano e mede a qualidade de vida do indivíduo. Uma pessoa que tenha um relacionamento sexual saudável, com afetividade, é mais feliz, vê a vida com mais alegria. Por isso, é preciso ter cuidado. As informações são importantes para o desenvolvimento das pessoas. Porém, é preciso que elas sejam analisadas e filtradas. Separar o que é bom do que é ruim. Separar a realidade da ficção.