Thursday, October 18, 2007

VAIDADE É UM INSTRUMENTO NECESSÁRIO

Outro dia recebi um e-mail que, em tom de brincadeira, listava o que as mulheres mais procuram e o que menos desejam em um homem. E entre as especificações estava uma crítica ferrenha aos ‘‘metrossexuais’’, denominação criada para especificar homens vaidosos e heterossexuais. Dizia, entre outras coisas, que músculos são bem-vindos, mas que a ala feminina não aceitaria dividir as prateleiras do banheiro com os creminhos do parceiro.Por essas e outras, chego a acreditar que deve ser mais fácil ser feliz no mundo dos ditos animais irracionais. O pavão macho cuida bem de suas penas porque da beleza de sua cauda depende a conquista da parceira e, conseqüentemente, seu sucesso de dar continuidade à espécie. No mundo animal, a fêmea reconhece o trabalho do macho em cultivar a ‘‘estampa’’. E, sim, o mais bonito tem mais chances, sem neuras nem censuras.

É claro que o ser humano é muito mais complexo. Mas, até por isso mesmo, era de se esperar que a preocupação do homem com a estética fosse recebida com mais compreensão. E principalmente encarada como um avanço na sua relação com a sociedade em que vivemos.Ninguém consegue se manter saudável se não estiver feliz com a própria aparência. É através da imagem de si mesmo e da dos outros que o ser humano se relaciona. E neste contexto, a beleza é, sim, fonte de bem-estar e de qualidade de vida. Por que, então, negar isso ao homem?

Há séculos o homem vem lutando para ganhar o direito ao seu quinhão de vaidade. Na corte do rei Luiz XIV, na França, os homens usavam saltos, perucas com cachos, empoavam os rostos e usavam perfumes e rendas. Tudo para poder parecer mais bonitos e aceitáveis.Mas esta como outras tentativas ao longo dos milênios também não teve sucesso. Logo, a ala mais rústica cortou estes hábitos, acusando-os de efeminados. Só sobraram os perfumes. No e-mail, água e sabonete são itens básicos, mas homem cheiroso ganha pontos extras.

Diante de tanto preconceito, fica fácil entender por que a maioria dos homens prefere omitir sua preocupação com a beleza. Nas pesquisas, a maioria admite, quando muito, a prática de esportes e academia com o objetivo de manter a saúde. Plástica de nariz, só se for por causa da adenóide. Outras intervenções continuam sendo proibidas até no confessionário.No mundo virtual, o homem já conquistou o direito à vaidade. Tem a liberdade de não precisar conviver com olheiras, nem com a papadinha que costuma se avolumar com o avanço do tempo. Mas, na vida real, a beleza parece ter se tornado uma propriedade feminina. E o homem ainda vai ter de lutar muito, ser muito macho, para garantir o que já vemos no mundo virtual das propagandas e da tecnologia.

Tuesday, October 02, 2007

SEXO CASUAL

Há entre os jovens a informação de que sexo é sempre bom. Sexo realmente faz bem para pessoas de qualquer idade. É energizante, revigorante.Porém, vemos hoje uma mudança de comportamento com a moda do ''ficar''. Os jovens e muitos adultos, antes de começar um relacionamento mais sério, ficam com vários parceiros até encontrarem alguém que seja a pessoa considerada ideal. E essa mudança de comportamento, a busca pela pessoa certa, não se restringe apenas ao roçar de mãos, olhares furtivos e beijos roubados como era a prática no tempo de nossos pais e avós. Hoje temos notado um aumento substancial de casos de sexo casual, principalmente entre os jovens. Muitos transam apenas por achar moderno, por quererem ser atuais.

E por mais informações que possamos ter e por mais vontade que temos de transar com alguém, é sempre importante, antes de tomar a decisão, analisar se é a coisa certa a fazer. Isso não é uma questão de moralismo, e sim de responsabilidade sexual.
O sexo casual pode trazer momentos de prazer, mas também tem suas consequências. A responsabilidade não deve terminar ao se colocar a camisinha. É um engano que seja assim. Quando temos uma relação sexual com alguém, não temos responsabilidade apenas com o nosso próprio corpo, mas também com o do parceiro.

Para muitas pessoas, jovens ou adultos, o sexo casual traz consequências emocionais que podem afetar seriamente a auto-estima. Será que ele(a) não está comigo apenas para transar? Será que ele(a) não está apenas querendo se divertir?Geralmente as mulheres são mais emotivas do que os homens e, na maioria das vezes, sofrem mais quando não estão seguras a respeito do que estão fazendo. O sentimento de ter sido usado(a) ou de usar alguém pode afetar muito a auto-estima da pessoa. Pode provocar depressão, inibição social e outros males.

Dizer não ao sexo casual, muitas vezes, é melhor do que dizer sim. Se a pessoa não está segura do que quer, é melhor não fazer.

Monday, October 01, 2007

MASTURBAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

Quem inventou a frase ''antes mal acompanhado do que fazer amor sozinho'' estava, no mínimo, com problemas sérios de auto-estima. A frase evidencia que, apesar da liberação feminina e da liberdade de costumes, grande parte das pessoas ainda consideram a masturbação um assunto e um ato constrangedor e ''inadequado'', principalmente entre as mulheres.

Para se ter uma idéia, apenas 52% das mulheres admitem que usam a masturbação como recurso para se satisfazer sexualmente, contra 90% dos homens. Além das questões culturais e religiosas existe ainda outra explicação para esta diferença de atitude. Os meninos chegam à adolescência mais preparados sexualmente, pois como possuem um órgão externo, acabam tendo mais facilidade para manipular e aprender sobre o próprio corpo.

Com um órgão interno e sofrendo repressão sexual e moral bem mais forte, é natural que as mulheres sejam mais tímidas e reservadas com relação à masturbação. Mas, se as pesquisas estão corretas, 48% do universo feminino está subutilizando um recurso importante que a própria natureza forneceu. Isto não significa que todas as pessoas têm por obrigação se masturbar. Não é nada disso. Cada pessoa precisa se conhecer e fazer escolhas, sem pressão.

Segundo estudos comprovados em sessões de ultra-sonografia, a partir do sétimo mês, já é possível observar reflexos masturbatórios no feto. Tocar o próprio corpo para aprender a se conhecer faz parte também das várias fases do desenvolvimento físico-emocional da criança, indispensáveis para que a pessoa se torne um adulto equilibrado e bem adaptado socialmente.

Do ponto de vista prático, a masturbação ainda é a forma mais saudável e natural da pessoa se satisfazer sexualmente na ausência de um parceiro ou parceira. É também um importante instrumento de autoconhecimento. Uma pessoa é diferente da outra e só conhecendo a si mesma poderá ensinar o parceiro (a) como ter prazer juntos. Afinal, a melhor forma de encontrar um tesouro é tendo um mapa para nos guiar até ele; de preferência, detalhado.