Wednesday, December 19, 2007

DECISÃO DO STF SOBRE CIRURGIA PARA MUDANÇA DE SEXO É RETROCESSO

O Brasil perdeu uma grande oportunidade de demonstrar que tem respeito pela vida de seus cidadãos e que preza a igualdade social. E mais uma vez o sistema mostrou que não está preocupado com a qualidade da saúde dos brasileiros.Depois do Conselho Federal de Medicina ter aprovado uma resolução permitindo que, a exemplo dos países desenvolvidos, hospitais públicos e particulares realizassem a cirurgia de mudança de sexo – cirurgia de Redesignação Sexual, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a obrigatoriedade do Sistema Único de Saúde (SUS) em atender a demanda por este serviço.

Com esta decisão, os transexuais pobres foram condenados a uma vida de sofrimento. Ao negar-lhes o acesso ao benefício, o STF decretou a morte emocional destas pessoas, que têm nesta cirurgia a única chance de construir para si e suas famílias uma vida estruturada e feliz. Consolidou um retrocesso no âmbito dos direitos humanos e da ciência.Muitos, por falta de informação, ainda confundem o transexual com o homossexual e o travesti. Acreditam que a transexualidade é um desvio de caráter de fundo psicológico, que pode e deve ser tratado. E que a cirurgia é um erro porque serviria de incentivo. Enganam-se.

Não há cientificamente nada que comprove quais são as causas da transexualidade. Mas existem muitos trabalhos científicos que mostram que o tratamento psicológico e medicamentoso não é eficiente nos casos de transexualismo. Na década de 70, o Comitê da Associação Médica Americana para a Sexualidade Humana publicou texto afirmando que a psicoterapia era ineficiente para transexuais adultos, e que a Terapia de Redesignação Sexual era mais útil.No caso do transexual, a cirurgia não é uma intervenção estética, mas reparativa. O transexual sofre do que se convencionou chamar de conflito entre identidade de gênero e o seu sexo corporal. Nasce com corpo de homem, mas desde que se reconhece como ser se entende como mulher. O mesmo valendo para o transexual feminino.

O sofrimento destas pessoas é imenso. E mesmo enquanto permaneceu o direito à cirurgia pelo SUS, a conquista de uma identidade real nunca foi fácil. Para ter direito à cirurgia, o paciente tem de passar por dois anos de tratamento psicológico. Só depois consegue o laudo confirmando o diagnóstico que autoriza a mudança do sexo e, conseqüentemente, de identidade – ele recebe uma nova carteira de identidade.Alguns governantes alegam falta de recursos, quando estamos cansados de saber que a saúde no Brasil está na UTI por incompetência no seu gerenciamento financeiro e falta de políticas públicas eficazes. Mesmo assim a decisão do STF vem contra a corrente do judiciário, que tem, por meio de suas decisões, obrigado o governo a garantir tratamento pelo SUS de problemas tão ou mais dispendiosos do que o sofrido pelos transexuais.

Monday, December 17, 2007

CUIDADO COM OS EXAGEROS ESTÉTICOS

Não adianta, a insatisfação consigo mesmo, com o jeito de ser e de viver, é uma das características do ser humano. E se, por um lado, ela é responsável pelos avanços sociais, econômicos e tecnológicos, esta insatisfação também responde pela dificuldade que muitos enfrentam para aceitar a si mesmos, valorizar suas qualidades.
Provavelmente ser feliz e ficar satisfeito (de verdade) são os maiores desafios que o ser humano enfrenta durante a vida. E com as promessas, nem sempre verdadeiras, dos avanços da medicina plástica, os sonhos se transformam facilmente em angústia. Principalmente quando estes padrões de beleza parecem estar ao alcance da mão, expostos e sendo oferecidos nas vitrines, em programas de televisão e propagandas, o tempo todo.

Hoje em dia tudo parece possível no campo da medicina estética. Ontem a moda vendida era a de modelos com seios fartos, e milhares de mulheres aumentaram o número do sutiã. Hoje, o padrão mudou e estas mesmas mulheres correm aos consultórios para diminuir o volume dos seios.E não pensem que o homem está conseguindo fugir do ''consumismo da imagem''. O público masculino que usa produtos para melhorar a aparência vem aumentando. E os homens também estão lotando as clínicas de estética e cirurgia plástica. E se para as mulheres vale tudo para deixar os seios e o bumbum turbinados, o homem investe na plástica dos genitais para corresponder aos padrões de virilidade.

Mudar a aparência, eliminando problemas que incomodam, fazendo a pessoa se sentir mais bonita é ótimo. Faz bem para a auto-estima e melhora a qualidade de vida. O grande risco está nos exageros incentivados pela oferta crescente de serviços e facilidades da ''compra da beleza''.Nunca foi tão importante a escolha de um profissional sério e competente, capaz de ajudar o cliente a discernir entre o que é importante e o que é obsessão. Os médicos precisam estar atentos e não ter medo de orientar um paciente a procurar avaliações de uma equipe multidisciplinar, quando o pedido parecer exagerado.

É preciso que os profissionais que atuam na área estejam atentos aos sinais de dismorfofobia - descontentamento exacerbado com a própria imagem. Nestes casos, só a cirurgia não vai contentar a pessoa e a melhor orientação que se pode prestar ao paciente é ajudá-lo a recuperar a auto-estima, antes de promover a mudança física desejada por ele.

Thursday, December 13, 2007

A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

Poucas pessoas sabem, mas o prazer sexual é evolutivo. Ou seja, quanto mais a pessoa pratica sexo, maior será o prazer que ela poderá tirar da relação. O problema é que o inverso também é válido: menos sexo, menos vontade, mais desconforto, menos prazer.Todo mundo sabe que, no começo, uma relação é feita de estrelas, poesia e desejo. Muito desejo. O mundo parece girar em torno da pessoa amada e tudo passa a ser secundário quando a opção é estar com ela, e o maior prazer é dar prazer a quem se ama. Assim, é comum nesta fase os dois parceiros se dedicarem a ''desnudar'' a alma e o corpo da pessoa amada.

Esta intimidade, que alimenta o relacionamento e transforma a paixão em amor, levando muitos casais a viver juntos, é o segredo para manter uma vida sexual e afetiva longe da rotina e do tédio.
Infelizmente, muitas pessoas se esquecem de como construíram o seu relacionamento e deixam os compromissos e a correria da vida ocupar o tempo que antes dedicavam ao prazer de conviver com a pessoa amada. Este distanciamento é, na maioria das vezes, inconsciente e os casais se surpreendem quando, passados alguns anos, percebem que a intimidade com o parceiro(a) não é mais gratificante e o sexo já não é tão gostoso.

Para se ter uma idéia, de acordo com uma pesquisa, a relação sexual dos casais brasileiros demora em média 30 minutos. Resumindo: o brasileiro gasta mais tempo vendo um filme, navegando na internet, torcendo para um time de futebol, no cabeleireiro, ou vendo a novela, do que se aprimorando no ritual do sexo com o seu parceiro(a).
Um bom começo é retomar hábitos como tocar a pessoa amada (fazer carinho, pegar na mão, sentar juntinhos etc.), ter sempre uma palavra carinhosa para dizer, mostrando que a pessoa é importante para você. Na intimidade, não tenha medo de buscar o prazer e converse com o seu companheiro(a) sobre o que você gosta, seus desejos e fantasias.

É, vocês já perceberam que não existe solução milagrosa para o problema. Não basta amar. É preciso querer ter uma vida sexual ativa e feliz, e investir tempo e trabalho nela. Se o desafio é permanente, a notícia boa é que o retorno é garantido. O céu é o limite para o casal que está disposto a se dedicar ao prazer de se amar.