Wednesday, June 21, 2006

Tratamento gratuito para lipodistrofia

Ano passado, o governo federal informou que passaria a oferecer sem custo na rede pública de saúde a cirurgia plástica e o preenchimento facial para pessoas com aids que desenvolveram a lipodistrofia, um efeito colateral dos medicamentos que altera a distribuição de gordura no corpo. O problema, um efeito colateral desenvolvido por pacientes que fazem há muito tempo tratamento com anti-retrovirais, provoca um acúmulo excessivo de gordura em algumas partes do corpo, como abdome, e, ao mesmo tempo, pode levar a redução excessiva de gordura em outras regiões, como a face.
Um dos produtos utilizados para a correção estética (biomodulação) da lipodistrofia é o polimetilmetacrilato (PMMA), ou metacril, que é aplicado nas depressões para fazer a correção no volume da pele.
Entretanto, alguns pontos na portaria que autoriza o tratamento fez com que, até hoje, nenhuma cirurgia foi realizada até então. O texto faz exigências, como número de médicos e tipo de instalações, que nenhum centro do País, mesmo que bem montado, consegue atingir. O alerta sobre a difícil execução da portaria foi feito para o Ministério da Saúde tão logo ela foi editada. Em dezembro, depois de algumas reuniões, uma nova sugestão de texto para a portaria foi preparada por uma comissão.
Fonte:
Estadão
Assessoria de Comunicação
Clínica Plenus – 0800 600 8050
msn: clinicaplenus@hotmail.com

No comments: