Tuesday, October 17, 2006

PROIBIÇÃO PODE MUDAR PADRÃO DE BELEZA

O padrão de beleza interfere fortemente na auto-estima do indivíduo e pode prejudicar diretamente sua saúde e, conseqüentemente, a qualidade de vida. Por isso, é tão bem-vinda a polêmica que está incendiando o mundo da moda.
Recentemente, o governo espanhol proibiu modelos exageradamente magras de desfilarem na semana de moda de Madri. Ficou definido naquele país que apenas as modelos com IMC (índice de massa corporal) a partir de 18,5 (razão matemática que equivale a 56 kg para uma modelo com 1,76m de altura) poderiam desfilar. E agora outros países prometem seguir o exemplo.
Não há como negar o poder da moda em ditar a silhueta ''ideal''. Para comprovar, basta olhar as ''divas'' de cada época e suas medidas. Marilyn Monroe e Vera Fisher não fariam o mesmo sucesso hoje, pelo menos não com as formas que tinham na juventude.
Os protestos vindos de estilistas e empresas que vivem da moda e do glamour só mostram que o setor realmente está precisando de quem lhe ponha rédeas e o obrigue a assumir a parte que lhe cabe da responsabilidade social.
O fato é que todo indivíduo precisa amar a si próprio para interagir de forma saudável e produtiva com o próximo e na comunidade. Atitude que se torna quase inatingível quando o padrão de beleza impõe o culto à magreza doentia.
O problema se torna mais grave entre meninas e adolescentes, causando doenças como bulimia e anorexia. Mas a insatisfação de não poder ver no próprio espelho indícios do padrão de beleza estipulado nas passarelas e revistas atinge também mulheres adultas e maduras. Descontentamento este que interfere no desempenho sexual, sendo responsável pela mulher não se sentir ''à vontade'' ou ''capaz'' de satisfazer a si e ao parceiro.
Para ter uma idéia, o padrão de beleza atual é chamado de ''síndrome do tamanho zero'' e se refere não à inexistência de medidas, mas à tabela das medidas norte-americanas, que equivale a um tamanho 32 no Brasil, ou ainda, ao corpo de uma garota de 10 anos em uma jovem de estatura alta.
A esperança é que com os debates gerados por este conflito entre os que defendem a beleza estética com saúde e os interesses econômicos a sociedade passe a aceitar as diferenças e a beleza característica de cada um.
Márcio Dantas de Menezes - médico, palestrante e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual

No comments: