Thursday, March 29, 2007

ONU recomenda circuncisão masculina contra a Aids

GENEBRA (Reuters) - A ONU formalizou na quarta-feira a recomendação da circuncisão masculina como forma de evitar a Aids em homens heterossexuais, especialmente em países africanos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unaids (agência da ONU de combate à Aids) deram aval às recentes pesquisas segundo as quais a retirada do prepúcio pode reduzir a menos da metade a vulnerabilidade dos homens quando há contato sexual com mulheres contaminadas pelo vírus HIV.
As agências disseram que países com altas taxas de contaminação entre heterossexuais devem ampliar o acesso à circuncisão masculina, dando prioridade aos jovens sexualmente ativos, mas continuando a promover o uso de preservativos e os exames regulares.
"Essas recomendações representam um passo significativo adiante na prevenção do HIV", disse Kevin de Cock, diretor de programas de Aids/HIV da OMS.
Das 40 milhões de pessoas contaminadas no mundo, 25 milhões vivem na África Subsaariana, onde a atividade heterossexual é a principal forma de contaminação. Cerca de 30 por cento dos homens do mundo são circuncidados.
Especialistas acreditam que células do prepúcio sejam particularmente suscetíveis à contaminação pelo HIV. Não há evidências de que mulheres com parceiros circuncidados tenham menos risco, mas há estudos nesse sentido, segundo fontes da Unaids e da OMS.
Os estudos feitos até agora mostram que há poucos benefícios da circuncisão em práticas homossexuais masculinas.
FONTE: UOL Ciência e Saúde

No comments: