Thursday, September 13, 2007

DESENVOLVIMENTO DOS ÓRGÃOS GENITAIS

O pênis é um assunto que está sempre na mente das pessoas. Muita gente, por exemplo, tem curiosidade de saber até que idade o pênis pode crescer. Pesquisa feita com 1,5 mil homens na Inglaterra atestou que o pênis pode crescer até os 21 anos. Segundo esse estudo, a curva de crescimento em extensão mostra que entre os 11 e 15 anos ocorre o que se chama de espigão do crescimento. Depois deste período, a intensidade do crescimento é menor.

Em todos os países, há sempre uma preocupação dos pais em saber se o pênis do filho é normal ou não. Se o pênis é grande, médio ou pequeno. O tamanho do pênis é diferente entre as etnias. Na Inglaterra, o pênis médio varia de 12 a 15 cm em ereção. Um pênis com 7,5 cm de comprimento é considerado micropênis. Investigação de casos de impotência e ejaculação precoce feita no Brasil com 2.048 pessoas mediu, entre várias análises, o comprimento e o perímetro dos membros dos pacientes. Conforme os dados conseguidos, a média de comprimento do pênis dos pacientes analisados é de 13,5 cm. A definição do comprimento do pênis e de seu diâmetro começa na fase uterina. O tamanho é gerido pelos hormônios do crescimento e pela testosterona.

Quando os meninos nascem, é importante ficar atento e não ter vergonha de olhar os órgãos genitais. Se achar que ele não está se desenvolvendo corretamente, deve-se procurar um pediatra. E, se houver necessidade, um endocrinologista. Quanto mais cedo se notar a falta de crescimento, mais facilmente será possível tratar e fazer a correção. A observação é muito importante também nos casos de obesidade infantil. Em algumas crianças gordinhas, o pênis fica escondido pela camada de gordura abdominal, provocando a ilusão de que o pênis é pequeno, o que nem sempre é realidade. Mas o melhor caminho mesmo é acompanhar o desenvolvimento da criança e, em caso de dúvida, procurar um médico.

No comments: