Monday, October 01, 2007

MASTURBAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO

Quem inventou a frase ''antes mal acompanhado do que fazer amor sozinho'' estava, no mínimo, com problemas sérios de auto-estima. A frase evidencia que, apesar da liberação feminina e da liberdade de costumes, grande parte das pessoas ainda consideram a masturbação um assunto e um ato constrangedor e ''inadequado'', principalmente entre as mulheres.

Para se ter uma idéia, apenas 52% das mulheres admitem que usam a masturbação como recurso para se satisfazer sexualmente, contra 90% dos homens. Além das questões culturais e religiosas existe ainda outra explicação para esta diferença de atitude. Os meninos chegam à adolescência mais preparados sexualmente, pois como possuem um órgão externo, acabam tendo mais facilidade para manipular e aprender sobre o próprio corpo.

Com um órgão interno e sofrendo repressão sexual e moral bem mais forte, é natural que as mulheres sejam mais tímidas e reservadas com relação à masturbação. Mas, se as pesquisas estão corretas, 48% do universo feminino está subutilizando um recurso importante que a própria natureza forneceu. Isto não significa que todas as pessoas têm por obrigação se masturbar. Não é nada disso. Cada pessoa precisa se conhecer e fazer escolhas, sem pressão.

Segundo estudos comprovados em sessões de ultra-sonografia, a partir do sétimo mês, já é possível observar reflexos masturbatórios no feto. Tocar o próprio corpo para aprender a se conhecer faz parte também das várias fases do desenvolvimento físico-emocional da criança, indispensáveis para que a pessoa se torne um adulto equilibrado e bem adaptado socialmente.

Do ponto de vista prático, a masturbação ainda é a forma mais saudável e natural da pessoa se satisfazer sexualmente na ausência de um parceiro ou parceira. É também um importante instrumento de autoconhecimento. Uma pessoa é diferente da outra e só conhecendo a si mesma poderá ensinar o parceiro (a) como ter prazer juntos. Afinal, a melhor forma de encontrar um tesouro é tendo um mapa para nos guiar até ele; de preferência, detalhado.

No comments: