Tuesday, September 19, 2006

Coluna Sexo e Comportamento - Folha de Londrina - 19/09/06

Moacir Costa inovou o tema sexualidade

Vamos fazer uma pequena pausa hoje na Coluna Sexo e Comportamento para falar um pouco do médico e sexólogo Moacir Costa, que morreu no último domingo.

Moacir Costa, nascido em Presidente Prudente, médico e psicoterapeuta especialista em sexualidade pela Universidade de Cornell, Nova York, nos Estados Unidos, foi por alguns anos professor de psiquiatria na Universidade Estadual de Londrina. Também era coordenador do Projeto Amar Bem além de ser autor e co-autor de vários livros sobre sexualidade. Um currículo por si só invejável. Mas Moacir Costa tem uma importância muito maior do que seu currículo mostra para o estudo da sexualidade no Brasil.

Ele teve a coragem e a ousadia de levar a discussão sobre sexualidade para as escolas, os jornais, emissoras de rádio e televisão. Essa discussão é imprescindível para a nossa evolução pessoal e coletiva. A partir de sua iniciativa, as portas foram abertas para vários outros seguidores seus.

Eu tive o prazer de conhecer o Dr. Moacir Costa e participar de vários eventos médicos em que ele esteve presente. Cordato, talentoso e atento às inovações foi, por exemplo, o primeiro a trazer para o Brasil a discussão sobre o tratamento da impotência sexual. Com os novos conceitos divulgados pelo médico, a impotência começou a ser vista como um problema para ser resolvido de forma multidisciplinar, vendo o paciente com uma postura mais global e completa.

Foi também um dos primeiros a levantar a questão de que problemas sexuais não são coisa de gente da terceira idade. Os problemas, na verdade, podem acontecer e acontecem em todas as idades. E precisam ser tratados para dar mais qualidade de vida para as pessoas, independente da idade que elas têm.

É por isto que a morte de Moacir Costa nos deixou tão tristes.

Moacir Costa ainda tinha muito a contribuir .

Márcio Dantas de Menezes é cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual.

Fonte: www.folhadelondrina.com.br

No comments: