Tuesday, June 05, 2007

HIGIENE PREVINE CÂNCER NO PÊNIS

Um dia alguém percebeu que uma das melhores formas de ajudar no combate à infecção hospitalar era simples e barata. O simples ato de lavar as mãos com água e sabão depois de um atendimento ou procedimento médico baixou muito os índices de infecção hospitalar, em diversos hospitais brasileiros.

A higiene é fundamental na vida das pessoas. Ela ajuda a combater e prevenir contra várias doenças. Uma dessas doenças é o câncer no pênis.

As pessoas se lembram de comer todos os dias porque, caso contrário, morreriam de fome; escovam os dentes todos os dias para preservá-los e manter a boca saudável. Mas então por que será que muita gente se esquece de fazer a higiene íntima regularmente, mesmo sabendo que isso é importante para evitar enfermidades e ter uma vida sexual saudável e prazerosa?

O câncer de pênis aparece com mais freqüência em homens com idade acima de 50 anos. Em jovens a incidência é bem menor, mas existe. Nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pênis é mais comum do que o câncer de bexiga e de próstata.

Entre os sintomas mais evidentes e visíveis estão a perda da pigmentação 1do pênis, formação de caroço, feridas que não desaparecem, tumor no pênis ou na virilha, vermelhidão constante. Observando qualquer desses sintomas, é necessário procurar um médico com urgência para uma avaliação clínica.

Há casos em que a pessoa somente procura um médico mais de um ano depois do aparecimento dos primeiros sintomas. Além de prejudicar o tratamento, a doença pode atingir um estágio irreversível.

Se o problema é detectado no início, o tratamento é mais eficaz e os resultados são melhores, porém, em estágios muito avançados pode ocorrer até a necessidade de amputação do membro.

A boa higiene é fundamental. São vários os problemas que a falta de uma higiene adequada pode provocar. Na cabeça do pênis (glande) e no prepúcio existem glândulas sebáceas que produzem uma substância gordurosa e esbranquiçada, e com um cheiro característico chamada esmegma. Quando a higiene do pênis não é bem feita, o esmegma acumula-se e provoca mau cheiro, além disso facilita o aparecimento de inflamações e infecções.

É importante ressaltar que o uso de camisinha ainda é o melhor meio de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. Nunca use pomadas ou outros remédios sem antes consultar um médico.

Márcio Dantas de Menezes, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Sexual



FONTE: Folha de Londrina – Caderno de Cidades – 05/06/07

No comments: